Programa Arborização + Segura da CPFL promove qualidade de vida nas cidades
03/12/2025
(Foto: Reprodução) O Programa Arborização + Segura busca contribuir para a revitalização gradativa das árvores, visando a uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades
Crédito: Divulgação
Tempestades como as que vêm ocorrendo nos últimos meses fazem com que as árvores passem a ser associadas a transtornos, como quedas sobre infraestruturas e automóveis, danos a patrimônios públicos e privados, e interferência nas redes elétricas. Contudo, a arborização não é o problema; quando planejada, é parte da solução contribuindo para uma melhor qualidade de vida da sociedade no ambiente urbano, especialmente frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Entre os efeitos de uma cidade com uma arborização adequada estão a redução da temperatura, a purificação do ar, a diminuição da poluição sonora e a biodiversidade.
O Programa Arborização + Segura busca contribuir para a revitalização gradativa das árvores, visando a uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo rede elétrica, de água e esgoto, entre outras. Esse trabalho conjunto com as prefeituras ajuda a construir cidades mais seguras, sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos, garantindo a segurança e o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.
Mais árvores, mais vida
Nas cidades atendidas pelo grupo, a arborização é um processo contínuo, planejado em parceria com as prefeituras e que demanda conhecimento técnico, medidas de segurança e responsabilidade ambiental.
Para isso, existem equipes especializadas em manejo arbóreo, que entendem, por exemplo, o ciclo de vida de cada espécie.
“A gente prioriza o plantio de espécies de pequeno porte, que são aquelas que convivem mais adequadamente [no ambiente urbano] e atendem às distâncias de segurança entre a copa e os cabos de energia”, explica Marcela Almeida, analista de meio ambiente do Programa Arborização + Segura, da CPFL.
Ela destaca também que, dessa forma, a iniciativa garante que o plantio seja sempre superior à quantidade de árvores retiradas.
“A CPFL faz a compensação de, pelo menos, cinco mudas para cada árvore retirada, podendo chegar até 25, atendendo às normas legais vigentes no município”, adverte.
As mudas têm origem em um viveiro instalado em Limeira (SP), onde existem mais de 180 espécies de diferentes portes, sendo a maioria nativas.
Assista à reportagem do Terra da Gente e entenda mais do CPFL – Programa Arborização + Segura:
Programa Arborização + Segura da CPFL promove qualidade de vida nas cidades - Crédito: Divulgação
Micro florestas urbanas
Tendo sempre o foco na boa convivência entre arborização e rede elétrica, a CPFL, também em parcerias com as prefeituras, apoia iniciativas relevantes para o meio ambiente urbano, tais como a implantação de micro florestas urbanas em áreas públicas densamente arborizadas, que geram, de maneira mais eficiente, os efeitos citados anteriormente, como a redução da temperatura e a melhora da infiltração de água no solo.
“Começamos em Campinas (SP), onde já existe uma [micro floresta] no Kartódromo, mas outros municípios, como Valinhos (SP) e Hortolândia (SP), também utilizaram dessas mudas repassadas pelo programa para implantarem micro florestas na sua área urbana, potencializando os benefícios da arborização”, detalha Marcela.
As ações baseadas em tecnologia, planejamento e respeito à natureza já beneficiaram, nos últimos anos, centenas de cidades do interior paulista e de outras regiões atendidas pela CPFL, nas quais qualidade de vida encontra energia segura.
“A ideia do projeto é sempre essa: promover a cultura de prevenção de risco e preservação ambiental. E, dessa forma, garantir cidades mais resilientes, sustentáveis e seguras para a população que vive nelas”, finaliza a analista.
CPFL
A energia certa muda a vida da gente.
www.grupocpfl.com.br
facebook.com/CPFLEnergia/
youtube.com/@grupocpflenergia