Polícia Civil apura tortura contra homem que diz ter sido jogado de ponte por guarda municipal de Americana
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Polícia apura tortura e abuso de autoridade por guardas municipais de Americana
A Polícia Civil de Americana (SP) confirmou, nesta quarta-feira (17), que apura um caso de tortura contra um homem que afirma ter sido espancado e jogado de uma ponte por um guarda municipal da cidade. O caso teria ocorrido na madrugada do dia 17 de outubro e foi registrado na delegacia como tortura e abuso de autoridade.
A polícia também informou que, quatro dias após o registro da ocorrência, um ofício foi enviado à Guarda Municipal pedindo informações sobre a escala de serviço e o prefixo da viatura, e o documento foi respondido pela GM com os dados solicitados. Os suspeitos ainda não foram ouvidos na investigação.
A prefeitura informou que o caso será investigado pela Corregedoria - veja abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Imagem de arquivo de vitura da Guarda Municipal de Americana (SP).
Guarda Municipal
Segundo boletim de ocorrência, um homem buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Antônio Zanaga, com cortes e hematomas, dizendo ter sido espancado por uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).
Ele afirmou que foi abordado na Avenida Brasil, próximo ao Centro de Cultura e Lazer, colocado no compartimento de presos da viatura e levado até um ponto perto do casarão histórico Salto Grande. Lá, ele disse que sofreu golpes de cassetete no tronco, cabeça e membros inferiores.
Após as agressões, um dos guardas teria lançado a vítima de uma ponte, em cima de vegetação e pedras. Depois que os guardas municipais foram embora, o homem disse que conseguiu rastejar até uma estrada e pedir ajuda em uma empresa, sendo então socorrido e levado até a UPA.
Outro caso
Americana apura dois casos de agressão envolvendo guardas municipais; veja vídeo
Em um outro caso investigado pela prefeitura, um guarda municipal teria agredido um homem com um tapa e um soco. A EPTV, afiliada TV Globo, teve acesso a imagens que registraram o momento da agressão.
No vídeo, que teria sido gravado por volta de 20h45 do dia 15 de outubro, o homem é agredido mesmo sem oferecer resistência, enquanto o guarda exige que ele se levante e coloque a mão na cabeça. Depois da agressão, outros agentes aparecem no vídeo e o homem é colocado em uma viatura da Guarda Municipal de Americana.
Pelas imagens, ao menos sete guardas participam da ação. Também é possível ver o brasão da prefeitura de Americana no uniforme de um dos agentes, bem como os dizeres "Guarda Civil Municipal" e "Americana" em uma das viaturas.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a prefeitura de Americana informou que os casos foram encaminhados, nesta quarta, à Corregedoria, depois de receber denúncia da EPTV, afiliada TV Globo. A administração municipal reforçou que o órgão é responsável por apurar e adotar possíveis medidas cabíveis e ressaltou que não teve acesso ao vídeo na íntegra.
A prefeitura disse também que a Guarda Municipal não compactua "com qualquer desvio de conduta por parte de seus integrantes" e destacou que o vídeo não foi gravado com câmera corporal oficial da Guarda.
Os dois casos foram denunciados ao Ministério Público nesta terça-feira (16) por um morador de Americana. O g1 entrou em contato com o MP, mas não obteve retorno até esta publicação.
Americana apura casos de agressão por Guarda Municipal; em um deles, vídeo mostra homem sendo agredido com tapa e soco mesmo sem oferecer resistência.
Reprodução EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas