Menos blitz, menos flagrantes: fiscalizações de álcool no trânsito caem na região de Campinas
17/10/2025
(Foto: Reprodução) Regiões de Campinas e Piracicaba têm queda em operações de fiscalização no trânsito
A região de Campinas (SP) registrou, entre 2021 e 2024, queda em operações de fiscalização de alcoolemia e autuações por embriaguez, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, via Lei de Acesso à Informação.
Em relação às blitz, a queda foi de 21,44% entre 2021 (555) e 2024 (436). Já as multas por embriaguez baseadas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diminuíram 66,17% no mesmo período, passando de 68 para 23 registros.
O levantamento também revela um aumento de recusas ao teste de alcoolemia, passando de 419 em 2021 para 868 em 2024. Já os testes seletivos passaram de 3.939 em 2021 para 8.727 em 2024.
Os dados consideram a área de abrangência do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter-2), incluindo os seguintes municípios:
Amparo
Águas de Lindóia
Atibaia
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Cabreúva
Campinas
Campo Limpo Paulista
Estiva Gerbi
Holambra
Indaiatuba
Itapira
Itatiba
Itupeva
Jaguariúna
Jarinu
Joanópolis
Jundiaí
Lindóia
Louveira
Mogi Guaçu
Mogi Mirim
Monte Alegre do Sul
Morungaba
Nazaré Paulista
Paulínia
Pedra Bela
Pedreira
Pinhalzinho
Piracaia
Santo Antônio de Posse
Serra Negra
Socorro
Tuiuti
Vargem
Valinhos
Várzea Paulista
Vinhedo
Policial segura aparelho usado para realizar o teste do etilômetro
Reprodução/EPTV
Riscos no trânsito
Para o advogado especialista em trânsito, Oswaldo Redaelli Filho, a queda nas fiscalizações preocupa. “Acho que é uma mudança de foco do próprio governo, da própria Secretaria de Segurança Pública. É um assunto relevante, é um assunto sério, e diminuindo o número de comandos, com certeza os riscos serão maiores”.
“Muitos condutores embriagados ao volante. Isso tem um custo social gigantesco, onde o governo gasta bilhões de reais com mortes no trânsito, com consequências no trânsito. Essa diminuição, consequentemente, vai causar um impacto muito negativo", analisa.
O que diz a SSP
"A Polícia Militar realiza, de forma contínua, as Operações Direção Segura em locais e horários com maior probabilidade de ocorrência de infrações e sinistros de trânsito — especialmente nos principais corredores viários e regiões boêmias de Campinas.
Nos oito primeiros meses do ano, em todo o Estado, foram realizadas 3.011 Operações Direção Segura, com 198.310 condutores submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 54 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool e 743 autuados com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, 15.078 condutores se recusaram a realizar o teste, o que também resulta em auto de infração, conforme o artigo 165-A do CTB".
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas