Espera por cirurgia e consulta desmarcada: hospitais de Campinas têm recorde de reclamações pelo 156
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Campinas registra aumento de reclamações sobre os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde
O número de reclamações contra os hospitais municipais de Campinas (SP) bateu recorde em 2025. Dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram que o canal 156 recebeu 404 queixas entre janeiro e setembro, superando o total observado nos 12 meses dos anos anteriores desde 2021 (veja o gráfico abaixo).
O Mário Gatti foi alvo de 101 reclamações no primeiro ano do levantamento. Agora, chegou a 237. No Ouro Verde, foi de 68 para 167 no mesmo período. O balanço, enviado pela Secretaria Municipal de Saúde via Lei de Acesso à Informação, revela ainda que a espera por cirurgia lidera as reclamações nas duas unidades.
Hospital Municipal Mário Gatti: aumento de 134% nas reclamações
Hospital Municipal Ouro Verde: aumento de 114% nas reclamações
Em nota, a Rede Mário Gatti informou que "a quantidade de reclamações é baixa se considerarmos o volume de procedimentos e também a complexidade e o porte dos serviços prestados pelos dois hospitais municipais, que são porta aberta para a população". Confira o posicionamento completo ao final da reportagem.
Reclamações mais frequentes
De janeiro de 2021 a setembro de 2025 foram 2,1 mil solicitações ao 156 envolvendo os dois hospitais. Do total, 1,4 mil eram reclamações, o que corresponde a 68,9%. O ranking dos assuntos que mais geraram queixas de pacientes é praticamente o mesmo para ambos, como mostra a lista a seguir:
Espera por cirurgia
Consulta desmarcada
Demora no atendimento
Reclamação sobre triagem (apenas no Ouro Verde)
Reclamação sobre médica, dentista, assistente social
Reclamação sobre funcionário
Reclamação sobre procedimento
Dificuldade para realizar exame
Falta de funcionário
Críticas
A espera de Maria de Fátima da Silva por uma cirurgia de joelho no Mário Gatti, por exemplo, já dura três anos. Com dores, ela relata que precisa usar muleta e até cadeira de rodas. "Eles não chamam e os medicamentos que eles dão é para aliviar a dor. Quando dá agora, alivia. Daqui a pouco a dor volta tudo de novo. Agora mesmo eu vim aqui para tomar uma medicação".
"Estão chamando o pessoal de 2019. Eu que estou na fila há mais de três anos não tenho previsão. A gente fica nesse sofrimento. Até quando a gente tem que sofrer desse jeito? Eu estou com 72 anos. Daqui oito anos eu estou com 80, aí não querem operar mais", comenta.
A Stefani Beatriz Correia também tem motivos para reclamar. No começo do mês ela sentiu dores por causa de uma gastrite e ficou tão insatisfeita com o atendimento que resolveu ligar para o 156. "Foi aquela demora. Mais de duas horas esperando pelo médico. Eu resolvi perguntar se ia demorar muito, porque eu estava com muita dor".
"[O funcionário] praticamente nem olhou na minha cara para responder e só: 'tem que esperar'. Eu cheguei lá 11h e fui sair 18h20. O médico ficou comigo cinco minutos na sala", lembra.
O que dizem os hospitais
Hospital Doutor Mário Gatti em Campinas
Reprodução/EPTV
A Rede Mário Gatti, que administra os dois hospitais, informou em nota que "o número de reclamações representa menos de 1% dos procedimentos realizados pelos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde". Disse ainda que a quantidade de procedimentos realizados entre 2021 e 2024 aumentou 89,7%, passando de 1.769.953 para 3.357.228.
A nota também nega a queda no número de médicos e diz que em 2016 as unidades contavam com 1.137 médicos. Em 2024 o número saltou para 1.802, o que representa um aumento de 58,5%, pontuou. Quanto às cirurgias eletivas, diz que houve um aumento de 7.370, em 2023, para 8.590, em 2024, nos dois hospitais municipais.
"É importante ressaltar que a Rede Mário Gatti está realizando a reorganização das filas de cirurgias eletivas com o apoio de especialistas e o uso de tecnologias que aprimoram todo o percurso do paciente, desde sua entrada no sistema até o momento cirúrgico. O novo modelo permite uma gestão mais eficiente, com priorização baseada em critérios clínicos, tempo de espera, complexidade do caso e condições assistenciais, tentando aumentar a agilidade".
"É importante destacar que a Rede Mário Gatti está em processo constante de escuta e aperfeiçoamento, demonstrando o compromisso permanente com a transparência, a segurança do paciente e a qualidade da assistência", completou.
Como registrar uma reclamação no 156
A seguir, veja quais são os canais da Ouvidoria Municipal:
por telefone: 156 ou 3755-6010 (ligações de outras cidades), de segunda a sexta, das 8h às 18h;
pessoalmente no Espaço Cidadão: Avenida Anchieta, 200, no Centro - de segunda a sexta, das 8h às 17h;
pessoalmente nos Agilizas Campinas: Campo Grande, Ouro Verde, Nova Aparecida, Barão Geraldo e Sousas, de segunda a sexta, das 8h às 16h;
pela internet: no site Requerimento Campinas, que funciona 24 horas por dia;
pelo WhatsApp: no telefone 2116-0156, que funciona 24 horas por dia.
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